sábado, 8 de junho de 2013

Começaremos, a partir de agora, a disponibilizar algumas situações de aprendizagem, as quais foram sendo elaboradas por nós durante os encontros presenciais do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A situação abaixo foi elaborada pelas professoras Alda, Ana, Claudia, Ana Lucia, Fernanda, Karina, Kelly e Janete.

Situação de aprendizagem: Gênero Narrativo (Características da tipologia textual “Crônica”) Atividade para o 9º ano (4 a 6 aulas)

Material

Texto principal: Conto Pausa (Moacyr Scliar)

Textos de apoio: História em Quadrinho: Hagar, o Horrível, de Dik Browne e Cris Browne.


Crônica Lírica (faz uso da nostalgia): Apelo (Dalton Trevisan)

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
    Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate  meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

Etapa 1:  Oralidade

  • Prévia da leitura do texto “Pausa” ( Moacyr Scliar);
  • Principais características sobre a crônica e o conto, diferenças e semelhanças;  Crônica é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV;
  • Conto é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral;
  •  Leitura dirigida com inferências do professor;
  • Utilização do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa, dados sobre o autor, a importância do autor, etc.);
  • Utilização dos textos de apoio para localizar os implícitos do texto principal (o relacionamento do casal em questão, instigar os alunos com questões – Por que será que o marido foi dormir o domingo todo em um hotel? O casal tinha um bom relacionamento? Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os problemas? Em ambas as crônicas,será que existia realmente um sentimento verdadeiro entre as personagens?).


Etapa 2: Produção escrita

  • Trabalho em Grupo (fazer os grupos aproximando as   dificuldades de aprendizagem);
  • Uso do dicionário, se identificadas palavras desconhecidas;
  • Explorar os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo,   espaço e  personagens;
  • Produzir um texto aproximando-se das características da   tipologia “crônica” utilizando o foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina que passou o   domingo todo sozinha.

Outra sugestão de Produção escrita

  • Utilizar o texto “Apelo” apenas no final da situação de aprendizagem, entregá-lo aos grupos com os parágrafos separados e fazer a organização da sequência textual.

1 comentários:

Tatiane Redi da Silva Zago disse...

Parabens pelas ideias da situação!

Postar um comentário