Hoje, postaremos a sequência didática elaborada pelo grupo presencial de Gelcine.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA NO 1º
ENCONTRO PRESENCIAL
CURSO: MELHOR GESTÃO - MELHOR ENSINO
PARTICIPANTES: Gélcina de Freitas Solana Regonato
TEXTO: NO AEROPORTO, CARLOS DRUMMOND DE
ANDRADE
DIÁLOGO E REFLEXÕES
A Intenção é proporcionar uma reflexão mediada
sobre a amizade. A seguir alguns pontos da discussão:
·
Você
já viveu intensamente uma amizade mesmo que por pouco tempo?
·
O
que esta vivência marcou em você após a partida ou distanciamento desta pessoa?
LEVATAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Será feito um levantamento dos conhecimentos
prévios dos alunos por meio do título da crônica “No aeroporto”,
possibilitando ao aluno fazer antecipações a respeito da história que será lida,
estipulando objetivos da leitura com a turma, a partir das questões:
·
Como
você imagina que seja um aeroporto?
·
Quais
as situações que podem ser vividas em um aeroporto?
·
Já
ouviram falar no Aeroporto do Galeão? Em que cidade do Brasil ele fica?
·
Já
leram algum outro texto do autor Carlos Drummond de Andrade?
·
O
que poderia acontecer nesta história com este título?
DURANTE A LEITURA
Fazer paradas estratégicas a fim de que eles façam
inferências, percebam características do gênero, conhecendo as palavras chaves
e ideias desconhecidas e realizando questionamentos acerca da personalidade do
personagem Pedro a partir das descrições do narrador.
DEPOIS DA LEITURA
·
Verificar
se as hipóteses formuladas a partir da reflexão inicial se confirmaram.
·
Promover
uma análise geral do texto, apontando para a quebra de expectativas feitas
acerca do personagem – observando que esta característica é própria dos textos
de humor.
·
Explorar
características como as escolhas linguístico-discursivas da crônica, o suporte/
veículo de comunicação, público leitor, escolhas linguísticas, dentre outras.
APROFUNDAMENTO / AVANÇO
O texto de Carlos Drummond de Andrade
desconstrói conceitos e poderá beneficiar o crescimento da consciência sobre a
amizade entre pessoas diferentes, e tem como seu cerne o princípio do respeito
à diferença, portanto será a oportunidade refazer uma releitura deste texto e
solicitar aos alunos para que realizem uma produção final cujo tema poderá ser
uma vivência com alguém bem diferente e em que medida esta convivência trouxe
contribuições para a vida de ambos.
SUGESTÃO DE OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS COM A TEMÁTICA
DA AMIZADE
FILMES: O menino do pijama listrado – Conta Comigo,
A cura, O pequeno Nicolau e Conta Comigo
1 comentários:
Gostei muito da situação de aprendizagem sugerida!O trabalho com relação ao sentimento da amizade é fantástico, principalmente na escolha dos filmes.Parabéns!
Postar um comentário